domingo, 29 de abril de 2007

Sem Duvidas....

Clube

O Futebol Clube do Porto é o melhor clube português da actualidade e o que goza de maior prestígio a nível internacional, fruto dos muitos sucessos nas últimas três décadas, levando assim aos quatro cantos do mundo o nome da cidade e do país que representa. Conquistas conseguidas com muito esforço, suor e dedicação: a verdadeira força do Dragão.

F. C. Porto comemora o título da época 1936/1937 na Avenida dos AliadosBastião da cidade do Porto, Norte de Portugal e de todo o país que nega a velha máxima "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem", o F. C. Porto sempre lutou contra o centralismo que (infelizmente ainda) existe neste país e que contribui para que continuemos a ser um dos países mais atrasados da União Europeia.

Na era pós 25 de Abril, o F. C. Porto é sem dúvida o clube mais ganhador e aquele que mais cresceu. Não era por acaso que o sucesso e a sorte bafejavam aos clubes de Lisboa durante a ditadura, altura em que dividiam os campeonatos entre si ficando o F. C. Porto (e os outro clubes) afastados do pódio ou a terem de esforçar-se dez vezes mais para conseguir vencer. Todo o poder do futebol era gerido de (e para) Lisboa e as ajudas do "Estado Novo" davam o empurrão para que o povo ficasse feliz com a vitória dos clubes da capital, as quais continuavam a alimentar o "Fado, Futebol e Fátima" de Salazar. Ainda hoje esse estigma se reflecte na nossa sociedade, na comunicação social e em particular no futebol, sendo Portugal dos poucos países onde a população das suas cidades prefere apoiar um clube da capital do que o clube da sua própria cidade/região perdendo-se assim os valores e identidade próprias de cada região de Portugal (excepção feita à cidade do Porto e Guimarães).

Queria deixar o meu sincero agradecimento a todos os atletas, dirigentes e adeptos que dedicaram a sua vida a este grande clube desde a sua fundação, muitas vezes em condições difíceis e de desvantagem, que sofreram e vibraram pelo azul e branco mas acreditaram sempre que podíamos chegar ao topo. A eles só posso prometer que iremos continuar a acreditar que é possível ir ainda mais alto e que tudo faremos para o conseguir, tal como outros antes o fizeram.

Top


Evolução do emblema do F. C. PortoEmblema

O emblema original do Futebol Clube do Porto era uma bola de futebol azul com as iniciais "F.C.P.".

Anos mais tarde, em 1922, Simplício (alcunha de Augusto Baptista Ferreira, jogador do clube) criou o emblema tal como o conhecemos hoje, juntando à bola de futebol as armas da cidade do Porto (a cidade e o futebol juntos) e que anos mais tarde iria tornar-se famoso por todo o mundo.

Top


Hino do Clube

Cantado pela a inesquecível Maria Amélia Canossas, o hino do clube retrata bem o espírito, a força do clube e a sua forte ligação com a cidade e o país.

«Ó meu porto onde a eterna mocidade
Diz a gente o que é ser nobre e leal
Teu pendão leva o escudo da cidade
Que na história deu o nome a Portugal

Oh Campeão, o teu passado
É um livro d'honras de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu porto mais um arco triunfal
PORTO PORTO PORTO PORTO PORTO PORTO

Quando alguém se atrever a sofucar
O grito audaz da tua ardente voz
Oohh porto então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós!

Oh Campeão, o teu passado
É um livro d'honras de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no meu porto mais um arco triunfal
PORTO PORTO PORTO PORTO PORTO PORTO»


Faça Download do Hino.
Top


Equipamento

Equipamento 2005/2006O equipamento do F. C. Porto é constituido por camisola com listas verticais azuis e brancas e calções azuis. Podendo variar de época para época consoante o design apresentado pela empresa patrocinadora, actualmente a Nike, marca que patrocina as maiores equipas europeias.

Estatutos do Futebol Clube do Porto sobre o equipamento:

«Artº 10º-O equipamento para as modalidades desportivas é constituído por camisolas com listas verticais azuis e brancas,cada uma com cerca de oito centímetros de largura,e calção azul-celeste.
Parágrafo único-Quando por imposição regulamentar de qualquer prova ou outro motivo justificável,for necessário mudar de tipo estabelecido no corpo do artigo,deve adoptar-se outro equipamento com uma ou ambas as cores,sendo obrigatório o uso das iniciais "F.C.P.", ou do distintivo ou da designação "Porto".»


Top


Estádio

Estádio do DragãoActualmente o F. C. Porto joga no Estádio do Dragão.
Com uma lotação de 50.948 lugares sentados e com a melhor média de assistências do país, é considerado um dos melhores estádios da Europa sendo catalogado com o Grau A pela UEFA. A inauguração ocorreu em Novembro de 2003, frente ao Barcelona. Apesar da sua curta existência, já viveu grandes momentos de glória como as vitórias frente ao Manchester United, Chelsea ou Barcelona.

Top


Modalidades

F. C. Porto: Tetra Campeão de Hóquei em PatinsApesar de a principal modalidade ser o futebol, o F. C. Porto mantém-se como um clube ecléctico mantendo em actividade muitas modalidades amadoras e profissionais, disputando em muitas delas os lugares de topo tanto a nível nacional como internacional.

Principais modalidades: Andebol, Hóquei em Patins, Basquetebol, Bilhar, Atletismo, Boxe, Karaté.

Top


Panorama Internacional

Presença constante nas fases finais das principais competições europeias, nomeadamente a Liga dos Campeões, o F. C. Porto ganhou o reconhecimento de toda a Europa.

O F. C. Porto é membro fundador do G-14 que reúne os mais importantes clubes da EuropaNão foi por acaso que quando os clubes mais importantes do velho continente se quiseram juntar para reinvidicar os seus direitos à UEFA convidaram o melhor clube português: o Futebol Clube do Porto, formando assim o G-14 do qual é membro fundador juntamente com clubes como o Real Madrid, AC Milão, Manchester, Barcelona ou Juventus.

Top


Massa Associativa

O Futebol Clube do Porto orgulha-se de pertencer à cidade que lhe deu o nome, mas os seus adeptos não se limitam aos portuenses. Um pouco por todo o país vai ganhando adeptos em todos aqueles que se revêem na cultura e mística do clube e naquilo que representa.

Actualmente existem cerca de 95 mil associados activos (sócios pagantes). Dados da última renumeração em 2005.

Top


Presidente

Pinto da Costa comemora o pentacampeonato, feito único no futebol portuguêsO actual presidente do clube e principal responsável pelas últimas décadas de glória é Jorge Nuno Pinto da Costa.

Respeitado pelos portistas e temido pelos adversários, Pinto da Costa foi o responsável pela "libertação" e crescimento do grande Futebol Clube do Porto actual. Levantou a voz contra as situações que teimavam em empurrar o clube para a segunda linha e lutou contra tudo e tudos pelo seu clube do coração.

Passadas mais de duas décadas de presidência, os resultados estão à vista de todos: 14 Campeonatos Nacionais, 9 Taças de Portugal, 14 Supertaças, 2 Taças dos Campeões Europeus, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças Intercontinentais, 1 Taça UEFA.

Isto sem falar nos escalões juvenis e nas outras modalidades como o Hóquei em Patins ou Andebol, onde o F. C. Porto ganhou muitos troféus durante a sua presidência.

Por tudo isto e pela dedicação que sempre teve para com o clube só é possível uma palavra: OBRIGADO Sr. Presidente por tornar-nos no melhor clube português, provando que com trabalho, força e determinação conseguem-se cumprir todos os sonhos.

Sem comentários: