domingo, 29 de abril de 2007




Foi em Rodeo, California, que os amigos de infância Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt resolveram montar sua primeira banda. Com apenas 14 anos de idade, formaram o Sweet Children, Billie assumindo vocais e guitarra e Mike o baixo e também vocais. Em 1989 o grupo arrumou um baterista, John Alan Kiffmeyer, e lançaram um EP com o mesmo nome da banda. Já no segundo EP, também independente, chamado “1000 hours”, o nome definitivo: Green Day.

Com o sucesso que o grupo fazia entre o público jovem que gostava de bom rock, logo veio um contrato com uma gravadora independente local, onde lançaram mais dois EPs, que mais parte fariam parte do primeiro álbum, “Smoothed Out Slappy Hours”, de 1990. Foi logo após o lançamento deste CD que o baterista Kiffmeyer deixou a banda, alegando que desejava continuar os estudos e que a agenda cada vez mais intensa da banda o estaria atrapalhando. Foi quando Tré Cool, que inclusive havia sido professor do baterista anterior, entrou para a banda.

O segundo álbum da banda, “Kerplunk”, consolidou ainda mais o sucesso do Green Day, em 1991, o que acabou chamando a atenção das grandes gravadoras e a conseqüente assinatura de um contrato com a Reprise Records. Lançaram “Dookie”e estouraram com o single “Longview”. Em 1995 lançam seu quarto álbum, “Insomniac”, que entrou nas paradas já em segundo lugar e vendeu mais de dois milhões de cópias.

Foi em meio a esse grande sucesso que aconteceu o inesperado: em meio a uma turnê, na primavera americana de 1996, a banda cancelou todos os shows restantes alegando cansaço e esgotamento. O que parecia uma leve interrupção acabou virando um intervalo de aproximadamente um ano e meio, que a banda usou para descansar e compor muito, tendo como resultado o álbum “Ninrod”, considerado por muitos o melhor do Green Day e aquele que contém seu hit mais popular, “Time of your life”.

Sem comentários: